quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Pacotaço de inverno, cortesia de Flávio Calazans

Meu grande amigo Calazans, um dos primeiros colaboradores de Quadritos (nº2 tiras de Tatuí) que volta em grande estilo na edição nº 11 (confiram também uma mega entrevista nesta mesma edição) me enviou gentilmente um envelope contendo coisas muito preciosas para um fanático por quadrinhos e fanzines como eu... vamos à elas:
Guerra das Idéias (Ed. Marca de Fantasia) – Esta HQ, um dos primeiros trabalhos que li de Flávio, já teve várias edições, a primeira pelo Quadrix de WAZ e recentemente em edições da Marca de Fantasia – esta que recebo é a 5ª! Trata-se de um trabalho formado por várias mini HQ’s de duas páginas que formam no conjunto um mosaico impressionante da história da civilização. Os textos e pesquisa histórica, mostrando embates cruciais ao longo das eras, é cultuada entre os fanzineiros e orgulho da nação xerox!
A Guerra dos Golfinhos (Ed. Marca de Fantasia) - Aqui Calazans não cria apenas uma HQ mas um universo inteiro, complexo, repleto de referências e levando seu vasto conhecimento à seu mundo ficcional. A história, de 56 páginas, é bem fluida e você voa (ou mergulha) nos dramas e caracterizações dos personagens, construção das páginas, arquitetura, etc... Um trabalho genial, que nos prende do início ao fim, com desenhos que mostram o melhor de Calazans.
As HQ’s no Brasil, Teoria e Prática – Vol. 7 da Coleção GT’s da Intercom  (Ed. Unoesp/Proex) – Um desfile de belos artigos sobre o universo das HQ’s e publicações alternativas (ou fanzines). Antonio Luiz Cagnin faz uma lúcida abordagem, apontando em seu artigo diversas contradições  e fatos sobre Yellow Kid e sua primazia em ser a primeira HQ de todos os tempos. Esta mania imbecil e prepotente dos americanos e suas listas (esquecendo, por exemplo,  Nho Quim de Angelo Agostini) é realmente repugnante; Key Imaguire Jr fala sobre os 15 anos da Gibiteca de Curitiba; Depoimentos de Júlio Shimamoto e Flávio Colin, dois dos maiores mestres dos quadrinhos brasileiros (e quiçá do mundo); Edgar Silveira Franco aborda a produção de HQ’s em fanzines e seus expoentes; Em “A Questão da produção, divulgação e distribuição, Edgard Guimarães fala com propriedade sobre o assunto e exemplifica com a experiência de seu fanzine IQI (depois QI); Gazy Andraus comenta a revista Tyli Tyli da Marca de Fantasia, espaço dos quadrinhos poético e filosóficos que infelizmente não foi prosseguida; Ivan Carlo em artigo deveras interessante, discute aspectos sobre a ciência e a razão nos quadrinhos; Em HQ e transferência de tecnologia, Maria Cláudia Nogueira fala sobre sua experiência sobre extensionismo rural através das HQ’s; Marcio Okida analisa a atualidade da charge e caricatura e conceitua com obras de grandes mestres da pintura e ilustração (como Van Gogh); finalmente, Calazans aborda a Midiologia nas HQ’s e cyberespaço.  Um livro de excelentes teorias sobre quadrinhos e fanzines, escrito por autores que vivenciaram a cultura underground e alternativa e por isso, fundamental.
Ecologia e Biomidiologia, de Calazans (Ed. Plêiade) 2002. Este termo cunhado pelo autor, pode ser definido como um ramo de pesquisa derivado da midiologia, tendo como objeto de estudo, as relações entre os signos veiculados pela mídia de maneira geral, tanto pela videosfera (televisão, internet) quanto pela grafosfera (jornais, revistas) afetando direta ou indiretamente formas de vida biológica, em sua fisiologia ou comportamento. O desenho animado Pókemon causou epilepsia e internou  em hospitais centenas de telespectadores inocentes? Plantações imitando pinturas abstratas geométricas de Mondrian são filmadas por satélites e vendidas em vídeo? O Ecoturismo divulgado na televisão é prejudicial ou não às reservas ecológicas? O que você acha? Estas e outras questões interessantes são tratadas nesta obra com maestria pelo Flávio, especialista no assunto.
Memorial Calazans (Ed. Plêiade) 2004. Uma coletânea de frases, citações, poesias, deveras interessante acerca da grande figura que é o autor, bem como poemas e frases de grandes personalidades de todos os tempos... uma obra de leitura agradável, engrandecedora do espírito, animadora, um belo apanhado da
cultura humana pescado entre os melhores.

2 comentários:

  1. lembro quando recebj a guerra dos golfinho...achei fantástico o álbum...na época, pelo menos eu não tinha contato com hqs longas..muito legal
    .vou procurar para reler aqui...

    ResponderExcluir