sábado, 26 de outubro de 2013

Cartas e mensagens

• Oi Marcos. Tudo bem? Desculpe estava fora de SP. Cheguei hoje. Acabei de pegar o Zine. Animal. Quero lê-lo com calma. Show de bola (...) Parabéns pela iniciativa. Ficamos muito tempo sem ver esses zines, grande prazer pegar esses trabalhos todos reunidos. Estou em passos lentos, porém tocando aquela minha colaboração.
Félix Reiners (felixreiners@hotmail.com)
Félix fez a bela capa de Monstros nº1 e trabalha uma HQ inédita para Quadritos, como disse, lentamente... mas a julgar pela capa que nos presenteou e nos trabalhos incríveis que fazia nos anos 80 podemos esperar uma pérola...

• Olá Marcos!!! Obrigado pelas publicações, as edições estão lindas, parabéns, vc é um grande publisher!!! Quanto pedido de colaboração, te envio 2 hqs de minha autoria para você escolher: Cyberemotions - Era para ter saído no último Barata, mas o Gazy optou por minhas tirinhas.  Recentemente também as mandei para poder sair numa coletânea, porém não rolou. DELK - Castelos - Série muda inspirada na fantasia filosófica, Moebius (Arzach), Druillet (Vuzz), sempre encerrada com uma situação "surpresa".
Lafaiete Carvalho do Nascimento (lafaietecn@gmail.com)
Obrigado pelas colaborações, sairão em Quadritos 12, em meados de Dezembro, na edição natalina... em breve sairá o Inconsequente Coletivo nº 3 impresso aqui na Atomic Print, ou seja, teremos o ótimo conteúdo do IC com a o padrão de impressão Atomic! Divulgaremos aqui no blog mais notícias deste fanzine, aguardem.

• Grato pelo envio do livro-zine do Pasolini... e parabéns! Um trabalho de fôlego, com texto e pesquisa de alto nível... e uma bela HQ em parceria com Luciano Irrthum, fantástico... Segue o Ficção que montei para o Sesc Piracicaba... Quadritos aparece como herdeiro do pioneirismo de Rontani (...) recebi e agradeço demais as obras enviadas....Belíssimas! Parabéns! Meu caro, Atomic veio com tudo, arrebentando! a edição dedicada ao saudoso Joacy esta demais....li de capa a contracapa, sem parar...uma bela e merecida homenagem.....o Portfolio então é lindo de morrer....Breve lhe envio algo....Grande abraço e toda força à Cultura Alternativa!
Valdir Ramos (fatherzine@ig.com.br)
Obrigado, legal ter curtido Nomes e também Monstros dos Fanzines, aguardo teus comentários sobre Quadritos 11... Nossos próximos lançamentos serão Monstros nº 2 / Calazans e Quadritos 12 em Dezembro, fechando 2013 da Atomic... Aguardo teus novos projetos e quem sabe, um novo Fatherzine?

• Nomes / Pasolini está espetacular, bonita e imponente... seu trabalho no todo é magnífico, como já demonstrava no tempo do Quadritos (...) recebi "The Bodé Broads" e "Joacy Jamys", muito obrigado! Sensacional todas as duas publicações. Joacy merecia uma grande homenagem como essa (...)
Henrique Magalhães (henriquemais@gmail.com)
Obrigado, muito devo ao Marca de Fantasia (zine editado pelo Magal e que deu origem a sua fantástica Editora artesanal) nos anos 80, início de tudo...

Olá, amigo.Chegaram os fanzines, muito obrigado. Novamente fiquei surpreso com a qualidade - não deveria, pois os anteriores já haviam preparado o terreno, mas foi inevitável ao me deparar com o formato grande do Bodé, que valorizou muito as ilustrações, e com a quantidade de páginas do especial do Joacy. Você publicou a obra completa dele? Tem até os Contos fictícios, sensacional. Vou fazer a divulgação no blog em breve. Como está sendo a demanda? Os fanzines estão saindo bem? Posso dar uma sugestão: que tal fazer revistas como essa, do Bodé, com as lâminas soltas e impressas de um só lado? Seria um trabalho muito diferenciado. O Edgard Guimarães já fez coisas assim e já vi outras publicações de arte que usam esse formato para permitir que as lâminas sejam emolduradas. Tiragens limitadas, eventualmente numeradas, com ilustrações de grandes artistas certamente se tornariam itens de coleção muito desejados. Sobre o meu artigo, eu nem me lembro mais dele, deve estar muito desatualizado. Acho que ainda tenho o manuscrito dele mas se você puder me mandar um scan para eu reler, seria ideal. Se não estiver muito ruim, eu dou uma ampliada. Belo projeto esse que você tem para os fanzineiros (...) é legal para o pessoal dar um passo adiante em matéria de qualidade gráfica. 
César R. T. Silva (ceritosilva@yahoo.com.br)
Cesar mantém o ótimo blog de Ficção e fantasia mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br e é um dos responsáveis pelo Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica (Devir) ao lado de Marcello Simão Branco. Obrigado pelos comentários. Sobre Joacy, com certeza não é sua obra completa. Jamys publicou muito mais coisas (vejamos: as HQs para os especiais de Edgard Guimarães, a série de tiras Não Sistema! - publicada pela Marca de Fantasia e que merecia voltar ao catálogo da editora – fora os últimos trabalhos em Fusão e Fúria... e deve ter mais coisa... as HQs publicadas em Singular Plural zine...) se eu achar mais alguma coisa do JJ certamente publicarei em Quadritos. Gostei da sugestão sobre Bodé e fiz uma tiragem especial em Reciclato 170g A4 com impressão 4x0, lâminas soltas com as belas ilustrações de VB... a demanda sobre nossas publicações não está excelente mas não está horrível para um padrão fanzine, ou seja, pode melhorar... mas noto um interesse maior pelas antologias sobre determinado autor (como Monstros e Nomes) do que publicações mix como Quadritos... mas quero ver se equilibro com belas edições como este último Quadritos 11, que ficou muito bom, com ótimas atrações e colaboradores... o artigo em questão foi publicado em partes no antigo Fanzine Opinião, e falava sobre os  melhores quadrinhos de Marvel e DC, pelo César... abraço

• Fiquei muito feliz em receber Monstros nº 1... é realmente um grande trabalho o teu, de manter vivo o quadrinho e o fanzine brasileiro e mais esta memória dos quadrinistas. A edição tá perfeita. Me interessei pela publicação, porque queria saber mais de Jamys, o qual só ouvira falar e de alguns quadrinhos que li em alguns fanzines, como Quadritos, por exemplo. Pude saber bem mais sobre ele, e gostaria de tê-lo conhecido melhor antes, porque me identifiquei muito com o trabalho e vida dele também. Te envio algumas coisas que fiz de HQ, charge e alguma produção acadêmica na área dos quadrinhos e educação. Valeu, quero ficar atento as tuas publicações.
Rafael Costa (rafaelescurus@hotmail.com)
Pessoal, recomendo os ótimos zines do Rafael, especialmente o Recontos adaptando a obra do escritor Daniel Galera. Sobre Jamys, procurei fazer esta edição justamente pela dificuldade em lermos algo dele, a obra espalhada e um trabalho tão significativo... como amigo não poderia me furtar a esta missão de garimpo e depois de tratamento das imagens, recuperação de algumas, pois todos sabem que os fanzines nos anos 80 não primavam pela impressão e os zines do Jamys (e de todo pessoal do Maranhão na época)  tinham impressão mais que sofrível. Mas no fim, com a edição pronta, vi que valeu a pena e o pessoal que leu, concorda.

Em seguida tem mais cartas galera, até breve!!! Todo mundo no Mutação dia 02 de Novembro, na Feira do Livro no centro de Porto Alegre!!! Vai ter Radioatividade nº 1 de brinde e muitos lançamentos da Atomic, especialmente o novo Monstros dos Fanzines / Flávio Calazans, em dois formatos (A5 e A4) e acabamento de luxo em lombada quadrada!! E claro, atrações imperdíveis preparadas pelos amigos do Grupo Quadrante Sul, responsáveis por esta glória aos fanzines!!

Marcos Freitas, 26 de Outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário