quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Resenhas de Fanzines – Dez/2013

Megalon 35 - Através do site mensagensdohiperespaco.blogspot.com está sendo disponibilizado o clássico fanzine de FC Megalon, editado por Marcello Simão Branco. Esta edição é de Março/Abril de 1995, 34 páginas PB formato ofício. Capa de Roberto Schima. Em “Diário do Fandom” as notícias nacionais e internacionais. Arquivo X despontava na tv aberta (Record), morria Donald Pleasence e George Lucas anunciava a volta de Star Wars. “Publicações Recebidas” fala de, “A Máquina Voadora”, romance de estréia de Bráulio Tavares e também do zine Astaroth1, de Renato Rosatti, entre outros. Entrevista com o escritor Miguel Carqueija, feita originalmente para o zine Hiperespaço de Cesar R. T. Silva, mas cedida ao Megalon por seu tamanho (O Hiper circulava em A5 com 16 a 20 páginas). Contos: David H. Hill, americano, com “Uma gripe dos diabos”, tradução de Fábio Fernandes, nos brinda esta ótima história que remete a um dos clássicos de Ignácio Loyola Brandão “E Não Verás País Nenhum”. Artigo: A FC no panorama cultural brasileiro, por Alysson Ferrari, traça um belo quadro da FC dos primórdios até uma procura por uma FCB. A seguir, a estréia de Marcos Vinícius Gasques com o conto “Diplomacia” mostrando como os conceitos de valor e costumes assume diferentes e inusitadas reações de uma cultura para outra. No 10º capítulo de “Neblina e a Ninja”, de Carqueija, “Batalha em Nova Brasília”. “Causos do Causo”, traz uma “Crônica confessional” em que fala de formação literária e humana. “Paralelas e Alternativas”, de Gerson Lodi Ribeiro, fala das famosas terras alternativas enfocando as incursões mais significativas sobre a cidade eterna “Roma” e sua mitologia, que não é pouca. Fecha as “Cartas dos leitores”, que não estava sendo publicada, segundo o editor, por falta de espaço. Mais uma edição histórica e imperdível.

Megalon 36 – Maio/Junho 16 1995. Capa e diversas ilustrações de José Carlos Neves. Edição que repercute a “Horrorcon”. Contos: “Trem de Consequências”, de Roberto Souza Causo. Entre o horror e a fantasia, um trem cruza as serras de Minas Gerais; “Neblina e a Ninja”, de Miguel Carqueija, mostra neste 11ºcapítulo o mergulho do país em uma série crise política, rescaldo da batalha vista anteriormente. Artigos: Como foi a “Horrorcon” (Marcello Simão Branco) “As Aventuras de Dick Peters” (Braulio Tavares) e “A FC: uma outra visão” (Cesar R. T. Silva). Seções: “Diário do Fandom”, Nacional e Internacional; “Publicações Recebidas”; “Causos do Causo” (Aprendendo a Viver); “Entrevista” com Gerson Lodi Ribeiro e uma das mais interessantes colunas do zine “Paralelas & Alternativas”, desta vez enfocando o que autores realizaram de mais significativo no tema “2ª Guerra Mundial”. O zine fecha com cartas dos leitores. Clássico que não li na época e que só tenho uma palavra para defini-lo: SENSACIONAL!

Juvenatrix 153 – Edição de Novembro 2013. Fanzine digital de Horror e FC editado por Renato Rosatti. Ano 23, distribuição gratuita no e-mail renatorosatti@yahoo.com.br. Capa de Eric Muller Thurn, 4ª capa Morgan (Marduk). Dica de som para curtir o zine: Música (Elevate) Banda (Skataclysm) álbum (Waiting for theendtocome, Canadá 2013). Divulgação de fanzines (Megalon 34, Boca do Inferno 4, Quadritos 11). Livros: “O Viajante do Tempo e o Enigma da Besta”, de Miguel Carqueija e Ronald Rahal; 4ª edição da revista digital “Contos do Absurdo”e o filme “Dreamwaves”, de Gustavo Von Há com a bela atriz Alessandra Negrini. Nas resenhas de cinema “A Casa de Usher” (1960) de Roger Corman, com Vincent Price, baseado em Edgar A. Poe, coleção Folha “Grandes Livros no Cinema”; “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, de Tim Burton e do recente “Gravidade”, de Alfonso Cuarón. Na parte de contos “De Volta ao Guardião da Eternidade”, por Ronald Rahal, revisitando o Universo “Star Trek”, que ocupa boa parte do zine.

QI 124 – Nov/Dez 2013. Assinatura para o próximo ano (6 edições + especiais) por apenas R$ 25,00. Peça por e-mail ou escreva ao Edgard Guimarães, editor deste zine que é a própria alma do movimento fanzineiro. edgard@ita.br ou Rua Capitão Gomes, 168, Brasópolis MG, CEP 37530-000. Mais uma grande edição deste zine bimestral, trazendo dois encartes: os tradicionais “Cotidianos Alterados” – uma das melhores séries regulares publicadas atualmente em fanzines – com HQs nonsense e textos sobre clássicos dos quadrinhos e a continuação da HQ de western “Busterfrom Texas...” que no finaldos nove fascículos formará um belo álbum. Além da divulgação de dezenas de fanzines em atividade, entre os quais destaco os lançamentos de Luigi Rocco, “Vizunga”, tiras do mestre Flávio Colin e “Zé Candango”, tiras de outra dupla sensacional Zé Geraldo e Canini, ambos a R$ 35,00 + porte em edições de 80 páginas em A4, temos as tradicionais “Mistérios do Colecionismo”, desta feita enfocando a editora chilena “Editorial Lorde Cochrane” e sua aventura por estas paragens. No “Forum dos Leitores” muito e conteúdo e debates interessantes nas cartas e mensagens. Entre tantas coisas interessantes, muito boa as análises do mercado de HQs por Alex Sampaio, além dos amigos Denilson e Calazans, que mencionam este que vos fala e eu agradeço de público. Edgard encerra a sua HQ seriada (que deve sair em álbum completa). WAZ em sua coluna “Mantendo Contato”, fala de Tony Fernandes e os novos lançamentos do Estúdio Pegasus junto a Editora JJ, de José Jaime. No final o arsenal de publicações alternativase o grande “Poeta Vital” na contracapa encerrando com chave de ouro mais um ano de estrada do principal zine em atividade de uma das mais queridas figuras do meio, Edgard Guimarães.








Nenhum comentário:

Postar um comentário