quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Lançamento: Velta Virtual 1

Por Emir Ribeiro

Olá, amigos e/ou leitores.

2014 começa com um presente para os fãs da Velta, e uma oportunidade para que novos leitores venham a conhecê-la. Trata-se da primeira edição virtual da loura detetive, cujo material selecionado foi retirado de edições esgotadas. Já se encontra na minha página oficial: 

A diferença dessa nova coleção é começar a cronologia da ESTACA ZERO, ou seja, desde a origem da personagem. Por isso, a seleção de histórias apresentadas tentará seguir a linha cronológica oficial, na ordem certa - tanto em quadrinhos como em contos textuais.

"Velta, a super-detetive" N° 01 preocupou-se em apresentar a personagem a quem não a conhece, concentrando-se na sua origem e nos coadjuvantes da série. Por isso, os quadrinhos e os textos explicativos ilustrados seguem essa diretriz, e o melhor: diferentemente da maior parte das edições impressas, essa revista virtual é toda colorida.
O N° 01, de janeiro de 2014 apresenta:

1) HQ "A origem" - originalmente produzida em 2002, e publicada por primeiro na edição n° 12 da coleção Graphic Talents da Editora Escala. 

2)  HQ "A Fofoqueira" - produzida em maio de 2003, foi publicada originalmente na "35 anos de Velta - Tomo 2", de junho de 2008.

3) HQ "O outro lado da moeda - I", de junho de 2003.

4) HQ "O outro lado da moeda - II" de julho de 2003.

3) Textos ilustrados  "Família e amigos da protagonista", "Como funcionam os poderes de Velta", "Medidas e proporções de Velta em relação a outros personagens", publicados originalmente na edição "20 anos de Velta", de setembro de 1993.

4) Colaboradores especiais. 
- Paulo Nery, um verdadeiro homem que toca sete instrumentos, coloriu a imagem de Kátia da capa dianteira, foi o consultor científico de alguns textos e ainda fez alguns desenhos ilustrativos.
- Mike Deodato Jr. fez a capa traseira da edição.
- Lula Borges fez as letras da HQ "A Fofoqueira".

Dado ao meu pouco conhecimento na área de informática, a primeira edição virtual de Velta não teria sido possível sem a colaboração do velho amigo Cláudio Leyria, que tratou da formatização virtual da mesma.
E ainda houve a parceria do Flávio ( flavito37@hotmail.com  ) do blogue "Rock & Quadrinhos" ( http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br ) especializado em publicar versões digitalizadas de quadrinhos antigos, que também está levando à rede a primeira edição virtual da loura-detetive, e a publicará mensalmente.

Para baixar no seu computador: http://www45.zippyshare.com/v/33625427/file.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário