segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Flávio Calazans - Cronologia correta da obra do autor

“Marcos Freitas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, amigo e co-autor - desenhou roteiro meu nos anos 80 - surpreendeu-me com um convite que foi uma honra: ter minha obra homenageada no especial MONSTROS DOS
FANZINES 2, cujo primeiro número foi uma homenagem póstuma ao talento do gênio e amigo Joacy Jamys de São Luiz do Maranhão. Graças ao empenho do quadrinhista e meu bom amigo paulistano Lafaiete Nascimento, que escaneou e tratou centenas de páginas de quadrinhos e ilustrações minhas, em novembro de 2013 Marcos Freitas presenteou-me com um livrão de 225 páginas contendo uma extensa entrevista comigo conduzida com habilidade pelo próprio Marcos, publicando também uma biografia minha escrita por Ivan Carlo Andrade de Oliveira (Gian Danton) e capas e ilustrações. O lindo álbum apresenta  uma seleção feita por Marcos Freitas de 54 das minhas 297 (duzentas e noventa e sete)  histórias em quadrinhos catalogadas, e cinco delas 
aqui publicadas são INÉDITAS (canção do cavaleiro de cristal, cósmica, os jogos de Jayam, espantalho de emoção e afagos de fada). Pela primeira vez é publicada toda a série completa do POETA DOS PARADOXOS e TYLI –TYLI,  algumas HQs alquímicas, urbanas, de fadas e sereias, algumas medievais do ciclo TREVATER BAL (que venho desenhando desde 1977) , políticas, e até as tiras ecológicas do jornal de Bertioga “TATUI”. Alguns Blog tem divulgado erroneamente pela internet que trata-se de um álbum contendo TODA minha obra completa, e peço desculpas a todos que estão sendo induzidos em erro por esta noticia falsa multiplicada
em diversos blogs e listas de discussão, o álbum publica uma seleção de 54 das minhas 297 (duzentas e noventa e sete) histórias em quadrinhos. NÂO CONSTAM todas as capas, cartuns charges e ilustrações e contos, poemas e poesia visual e conto gráfico e graphiczines, fotonovelas, vídeos, desenhos animados  e outros experimentos, nem consta tudo que foi publicado no jornal-revista alternativa BARATA que editei  em
cooperativa do mimeógrafo a álcool ao off set iniciando em 31 de outubro de 1979 por cerca de mais  20 anos.
NÂO CONSTAM  as chamadas “GUERRAS CALAZANISTAS”:
1) NÂO consta o álbum  “Guerra das Idéias”  de 27 episódios históricos mostrando a dialética serial de ideias autoritárias e libertárias da mesopotâmia aos satélites passando por Roma, inquisição e diversos filósofos, com prefácio do amigo Edgard Guimarães, em QUINTA edição publicada pelo amigo Doutor Henrique Magalhães na Paraíba (editora Marca de Fantasia);
2)  e  NEM CONSTA o álbum da polêmica Ficção-científica submarina “Guerra dos Golfinhos” em SEGUNDA  edição também pela Marca de Fantasia do Henrique;
3) Também NÃO CONSTA álbum “Hora da Horta” sobre a colonização, cristãos –novos, degredados, piratas e os indios tamoios de Itanhaém e São Vicente com o início das hortaliças no Brasil;
4) também NÂO CONSTA o álbum “ABSURDO - quadrinhos sob hipnose” feito em co autoria Calazans- Paula Prata Vandenbrande (Loira do Absurdo).
Peço desculpas a todos que leram notícias falsas as quais nem Marcos nem eu demos origem e ressalto que estes boatos até diminuem a proporção de minha obra, também sendo eu um dos prejudicados pelos rumores e boatos infundados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário