sábado, 10 de maio de 2014

Festival Boca do Inferno

Quem estiver em São Paulo neste fim de semana não pode perder a comemoração dos 13 anos do site bocadoinferno.com.br, o mais completo site Brasileiro sobre Horror, Ficção Científica e Fantasia, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de maio ( a partir das 13h) na Biblioteca Viriato Correa, R. Sena Madureira, 298,Vila Mariana, São Paulo. Confira a programação.
"A Boca do Inferno se abre com a chave da imaginação. Atrás dele existe outra dimensão. Uma dimensão de pesadelos e imagens, de horror psicológico e violência, de medo e desesperança. Um lugar de sombras, seres indizíveis e assombrações perdidas entre vales mortos. Há 13 anos, o Inferno alcançou o nível virtual, estabelecendo-se num espaço viscoso e grotesco. A comemoração relaciona cinema e literatura, com a exibição de curtas, palestras, bate-papo e muito mais!"
Dia 10 de maio

Às 13h – Abertura e Boas Vindas Infernais - Marcelo Milici 
Palestra: Um Breve Relato sobre os Fanzines Brasileiros de Horror, com Renato Rosatti 
O que são fanzines? História e comentários sobre os principais fanzines brasileiros de horror (quadrinhos, literatura, cinema). Curiosidades sobre a produção, distribuição, características gerais e diferenças entre os fanzines impressos em papel e eletrônicos distribuídos em arquivos PDF ou similares. Os fanzines na era da internet (sites, blogs e páginas em redes sociais).

Às 14h – Palestra: Fronteiras do Medo, com Filipe Falcão

Formatado a partir do lançamento do filme Ringu, de 1998, o horror japonês contemporâneo, ou J Horror, tornou-se uma forma de endereçamento fílmica para o Ocidente logo “descoberta” e exportada por Hollywood com refilmagens para um público internacional. Ao analisar o cinema de terror como entretenimento, incluindo sua lógica de produção, é possível perceber muito mais do que apenas diferenças fílmicas entre originais e remakes. Já os aspectos culturais parecem justificar que algumas mudanças, como formatação dos personagens ou utilização do som, são pensadas para atingir diferentes públicos.

Às 15h – Exibição de curtas:
Sexta-feira da Paixão - Ivo Costa 
Gato - Joel Cetano 
Estranha - Joel Caetano 
Encosto - Joel Caetano 
Estrela Radiante - Fabiana Servilha 

Às 16h30 – Palestras: Um Estudo em Terror - A Filmografia Maldita de Sherlock Holmes, com Matheus Ferraz 

Crimes (quase) insolúveis e jogos de dedução transformaram Sherlock Holmes em um ícone das histórias de mistério. Acrescente-se a isso robôs, dragões, teletransporte e até Jack, o Estripador, e você terá alguns dos filmes mais bizarros já feitos sobre o maior detetive do mundo! Venha conhecer um lado não tão elementar assim de Sherlock e Watson!

Às 16h30 – Bate-papo com os diretores de cinema Ivo Costa, Joel Caetano e Fabiana Servilha, mediação de Filipe Falcão

Às 17h30 – Exorcismo Realidade + Ficção na Literatura e cinema

Com Luciano Milici e Renato Siqueira 
Um breve panorama do fenômeno POSSESSÃO e do ritual EXORCISMO em diversas culturas e como são retratados nas principais obras literárias, cinematográficas e televisivas.

Às 18h30 - Palestra: Boca do Inferno – 13 Anos de Horror na Internet
Os colaboradores do site Boca do Inferno contam a trajetória do site, desde a lenda urbana por trás da sua fundação em 10 de maio de 2001, quando era editado em HTML, passando pelos momentos mais importantes de sua história. 

Às 19h – Estreia do longa Diário de um Exorcista

Inspirado em fatos reais, o longa narra a terrível história de Lucas Vidal (Renato Siqueira), um padre nascido no interior, cujo início da adolescência foi marcado por uma terrível tragédia, o suicídio de seu pai. Teria essa horrível morte alguma relação com o sobrenatural? Cercado por manifestações estranhas, a vida do jovem Lucas é milagrosamente direcionada ao sacerdócio. Quando adulto, em uma sinistra tarde de inverno, um antigo professor lhe apresenta a missão que sempre desejou: tornar-se assistente e aprendiz do mais famoso padre exorcista da época, Pedro Biaggio (Ewerton de Castro). O que Lucas jamais imaginaria é que esse convite o colocaria de frente com o maior inimigo de Deus: o próprio Diabo.

Às 20h30 – Mesa Redonda: Diário de um Exorcista, com o diretor Renato Siqueira e elenco 


Às 21h – Encerramento do Dia

Das 15h às 19h30 haverá venda e autógrafo do livro Diário de Um Exorcista, com os autores Luciano Milici e Renato Siqueira
Dia 11 de maio
Dia Espantomania do Boca do Inferno

Às 13h – Exibição dos curtas: 

Tocata e Fuga, de Marcos Otero; 
Malivy – A Lenda de Matilde, de Pedro de Queiroz; 
Lex Talionis dee João Paulo Palitot; 
Luz Escura, de Lucas Procópio; 
Terror Noturno, de Alexandre Lorenzo;
A História de Lia e Vermibus, de Rubens Mello;
Horário Nobre ou Banquete para Urubus, de Dimitri Kozma;

Nightmares in Red, White and Blue: The Evolution of the American Horror Film (96´)
MORE BRAINS! A Return to the Living Dead (120´)

Às 18h30 – Encerramento do Evento
Renato Rosatti: Nascido em São Paulo/SP, edita o fanzine Juvenatrix desde 1991, com mais de 150 edições e 4.000 paginas de publicação, atualmente distribuído em arquivo eletrônico PDF. Co-editor do fanzine impresso “Boca do Inferno”. Colaborador do site “Boca do Inferno” e editor do blog 
“Infernotícias”. Escreve sobre cinema de horror e ficção científica, com mais de 700 textos.

Filipe Falcão: É formado em Jornalismo com especialização em Jornalismo Cultural e Jornalismo Televisivo Internacional e mestrado em Culturas Midiáticas Audiovisuais. Suas pesquisas acadêmicas abordam filmes de terror
 Filipe trabalha como produtor de vídeo no jornal Diario de Pernambuco e como professor universitário de cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual. Ele escreve para o Boca do Inferno desde 2006 e já dirigiu dois documentários em curta-metragem: Resolvendo Problemas (2011) e Vidas Partidas (2014).

Matheus Ferraz: Mineiro de Contagem, Matheus Ferraz aprendeu a ler através de livros de crime
 e mistério. Ganhou uma máquina de datilografia ainda pequeno, e desde então não parou de escrever. Além de ser crítico do Boca do Inferno, é autor do livro "Teorema de Mabel", que deve ganhar uma continuação ainda em 2014.

Ivo Costa: Estudante de cinema
 fez parte do Juri Popular do Cinefantasy em 2011. Além de crítico do Boca do Inferno, atua como diretor e roteirista de curtas-metragens.


Joel Caetano: É cineasta, roteirista e ator de filmes independentes desde 2001. Bacharel em Rádio de TV e pós-Graduado em Comunicação Organizacional. Fundou em 2001 a RZP Filmes com a produtora e atriz Mariana Zani e o diretor de fotografia Danilo Baia. Desde então, vem produzindo diversos filmes, em dua grande maioria do gênero fantástico, com destaque para "Minha Esposa é um Zumbi" (2006), "O assassinato da Mulher Mental" (2008), "GATO" (2009), "ESTRANHA" (2011) e "ENCOSTO" (2013). Seus filmes são exibidos e premiados em diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente tem trabalhado na divulgação de seu mais recente trabalho, o curta "ENCOSTO", que já passou por quase 60 festivais pelos quatro cantos do mundo.

Fabiana Servilha: Estudou direção cinematográfica na Academia Internacional 
de Cinema de São Paulo, dirigiu o curta metragem “Aqueles Olhos” em 16 mm/ horror que ganhou o prêmio Estimulo Estudante no festival Cinefantasy 2010, em seguida dirigiu o “Vontade”/ thriller e o média metragem “Estrela Radiante”/ ficção científica/horror como projeto de TCC

Luciano Milici: É escritor, autor de A página perdida de Camões e Diário de um Exorcista. Co-fundador da Boca do Inferno e participante nos primórdios do site é também profissional de marketing e comércio eletrônico, palestrante e professor universitário.

Renato Siqueira: É cineasta, ator e autor de Diário de um Exorcista. Produtor de 14 filmes, entre eles, 11 curtas, 2 médias e o longa-metragem Diário de um Exorcista, inspirado no livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário