sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"Retrogênese": Novo álbum de HQ de Edgar Franco & Al Greco - Lançamento em São Paulo

Por Edgar Franco

Na próxima quarta-feira, dia 12 de novembro de 20014, será lançado em São Paulo o meu novo álbum de quadrinhos, "Retrogênese", criado em parceria com Al Greco. O lançamento, com bate papo mediado por Gazy Andraus e sessão de autógrafos, acontecerá em São Paulo na Gibiteria, das 19:00 às 22:00. Seguem detalhes do álbum e algumas imagens. Conto com a presença de vocês e a ajuda na divulgação. Abraço afetuoso.

RETROGÊNESE: Álbum com HQ Poético-filosófica de Edgar Franco (Roteiro) & Al Greco (Desenhos).
Retrogênese insere-se em um gênero de quadrinhos batizado por mim, Edgar Franco, de “poético-filosófico”, classificado como genuinamente brasileiro e definido pelo saudoso pesquisador Professor Dr. Elydio dos Santos Neto em seu pós-doutorado na Unesp. Este gênero é caracterizado por algumas particularidades, a primeira delas é o uso de um texto mais vinculado à poesia do que à prosa, a segunda é o fato de incluírem argumentos com intenção filosófica deliberada, e a terceira o forte experimentalismo de linguagem. Os quadrinistas poético-filosóficos costumam assumir as HQs como uma forma de arte com possibilidades ilimitadas, distanciando-se do conceito desgastado de que os quadrinhos são uma forma vazia de entretenimento de massa. Seus trabalhos são voltados para um público que encare as HQs não só como divertimento inócuo, mas como fonte de reflexão e deleite estético.


Quando surgiu a oportunidade de efetivar uma parceria com quadrinista mineiro Al Greco, pensei que ele seria o artista ideal para desenvolver Retrogênese. O clima onírico e telúrico da relação do personagem central com seu planeta foi captado com maestria pelo artista. A opção desafiadora de não utilizar requadros já foi tomada no capítulo inicial e eles são abolidos em detrimento de uma fusão dinâmica das cenas numa única imagem por página. 


Sua plenitude é quebrada quando ele se depara com outro ser, surgindo em seu âmago sentimentos antes inconcebíveis como solidão, sofrimento, confusão e dor – faço alusão direta ao surgimento do ego no ser, e com ele nascem também todos os desejos e ansiedades. Quanto aos demais detalhes e simbologias do texto, eles foram surgindo intuitivamente durante o momento em que eu escrevia o roteiro. Ao elaborar a arte, Al Greco seguiu o mesmo processo de criação, partindo de uma base e permitindo que sua intuição atuasse criando inúmeros novos detalhes. O álbum inclui, além da HQ completa, o meu roteiro original, um manuscrito que incluiu alguns apontamentos desenhados.


Sobre os autores:
         
Edgar Franco é Ciberpajé, artista transmídia, quadrinhista premiado com o troféu Bigorna 2009, pós-doutor em Arte e Tecnociência pela UnB, doutor em Artes pela USP, mestre em multimeios pela UNICAMP, professor do programa de doutorado em Arte e Cultura Visual da UFG. Autor dos livros HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet (Annablume/Fapesp, 2008) e Histórias em Quadrinhos e Arquitetura (Marca de Fantasia, 2012), seu álbumBioCyberDrama Saga – parceria com Mozart Couto (Editora UFG) - foi indicado ao Troféu HQMIX 2014 de melhor edição especial nacional. E-mail: oidicius@gmail.com

Al Greco é arquiteto e urbanista pela UFU, tatuador e quadrinista que colaborou com várias publicações independentes na segunda metade da década de 1990.

Serviço:

Retrogênese
Roteiro: Edgar Franco - Desenhos: Al Greco
Editora Reverso / Novembro de 2014 / 36 páginas / Formato 21x28 cm
Papel couchê 115mg / P/B / Capa em alta gramatura.
R$ 10,00.


O LANÇAMENTO EM SÃO PAULO:

O lançamento de Retrogênese será realizado dia 12 de novembro de 2014, na GIBITERIA, loja especializada em quadrinhos de São Paulo. A Gibiteria fica Localizada na Praça Benedito Calixto em Pinheiros, n. 158, 1º Andar, São Paulo. O lançamento acontecerá das 19:00 às 22:30. Na mesma noite estarão presentes Matheus Moura e Gian Danton, também lançando seus novos álbuns O.R.L.A. & A Insólita Família Titã, eles participarão de um bate papo ao lado de Edgar Franco, que será mediado pelo quadrinista Gazy Andraus e versará sobre o processo criativo das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário